Vereador ensina experiência importante de Mandato na Câmara Municipal

Olá, Gostaria de compartilhar uma ideia grátis e interessante de projeto de lei para você aplicar em sua cidade.

É curioso que durante a trajetória do mandato,  acontece do vereador se preocupar em apresentar Projetos extraordinários para beneficiar efetivamente a vida das pessoas, e quando são aprovados pela Câmara, passam desapercebidos pela população, apesar de terem sido divulgados pela  imprensa, os munícipes não  percebem a sua real importância, o que acaba NÃO tendo muita repercussão se NÃO forem explicados detalhadamente pelo parlamentar através de uma entrevista no rádio, na tv, ou vídeo na internet, sendo que outras vezes um Projeto de Lei considerado simples do ponto de vista legislativo, que apenas inclui uma data importante no calendário oficial do município, chama atenção da população gerando muitos parabéns ao vereador que apresentou o Projeto.

Eu aconselho você apresentar sim,  projetos de leis significativos e extraordinários que melhorem a vida das pessoas, mas também não deixe aproveitar datas importantes para apresentar projetos de leis instituindo as mesmas no calendário oficial do seu município, pois demonstra a sua preocupação com assuntos relevantes para a sociedade, pois apesar de ser considerado um projeto simples do ponto de vista legislativo, o mesmo projeto é considerado importantíssimo pela população, devido a importância da data.

Por exemplo, neste mês de Outubro de 2016, apresentei na Câmara Municipal de Presidente Venceslau, o Projeto de Lei que Institui OUTUBRO ROSA NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICIPIO DE PRESIDENTE VENCESLAU o que rendeu muitos comentários, curtidas e compartilhamento no meu facebook, por se tratar se um assunto tão relevante para a saúde das mulheres, conscientizando sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Logo abaixo do vídeo, veja  o texto do Projeto de Lei para você apresentar na Câmara Municipal de sua cidade.



TEXTO DO PROJETO DE LEI ABAIXO:

PROJETO DE LEI Nº XXX/2016

 
"Institui o mês “Outubro Rosa” no calendário de eventos de Presidente Venceslau”.

Autor: Vereador Eliseu Bayer Nogueira

A CÂMARA MUNICIPAL "MANOEL RAINHO" APROVA A SE­GUINTE LEI: 
Art. 1º - Fica instituído no calendário de eventos do Município de Presidente Venceslau, o Mês Municipal do Outubro Rosa, que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, e desenvolver ações diversas de prevenção da saúde da mulher, a ser comemorado anualmente, no mês de outubro.

Art. 2º -
 Esta lei entrará em vi­gor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.  
Plenário "Joaquim Gorgulho" da Câ­mara Mu­nicipal "Manoel Rainho" de Presidente Venceslau, em 10 de outubro de 2016.

ELISEU BAYER NOGUEIRA
                Vereador

Pres. Venceslau, em 10 de outubro de 2016. -


Senhores Vereadores,

                                                A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
                                                Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas as ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente, nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.
                                                A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
                                                A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois se tornou uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.
                                                A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP. No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa . Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
                                                Em maio de 2008, o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama sediado em Santos-SP, em preparação para o Outubro Rosa, iluminou de rosa a Fortaleza da Barra em homenagem ao Dia das Mães e pelo Dia Estadual (São Paulo) de Prevenção ao Câncer de Mama comemorado todo terceiro domingo do mês de maio. Mas o principal objetivo era alertar para a causa do câncer de mama e incentivar as mulheres da região da Baixada Santista a participarem do mutirão de mamografias realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. No estado de São Paulo todo ano são realizados 2 (dois) mutirões de mamografia sendo, um em maio e o outro em novembro.

                                                Alguns anos se passaram e a iniciativa foi se popularizando pelo Brasil. Atualmente, os dias de outubro nascem cor de rosa em várias cidades brasileiras, que dedicam o mês à campanha "Outubro Rosa", dedicada ao diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento popular envolve sociedade civil, terceiro setor, iniciativa privada e os governos em todos os âmbitos. A legislação de grande parte das cidades brasileiras inclui o movimento no calendário de eventos oficiais e propõe ações como a iluminação especial (cor de rosa) de pontos estratégicos, como prédios públicos e praças; além de ações educativas, preventivas e de conscientização, como caminhadas e exames médicos.

                                                             Pelo exposto e tendo em vista tratar-se de matéria de relevante interesse social solicitamos a aprovação do presente Projeto de Lei, contando com a colaboração dos Nobres Vereadores.

  
Atenciosamente.

 
                                                          
                                                         ELISEU BAYER NOGUEIRA
                                                                         Vereador


Mais Projetos de Leis Interessantes: www.projetosparavereadores.com.br

Comentários